Dia 4 de maio será de protesto aos limites impostos pelo Gerenciamento de Direitos Autorais Digitais
O dia 4 de maio de 2010 será o Dia Internacional Contra o Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM), por convocação de grupos de direitos online e de justiça social.
A data especial é um esforço para conscientizar as pessoas sobre o que os organizadores definem como perigo das tecnologias de restrição de acesso dos usuários a filmes, música, obras literárias, softwares e outros formatos de dados digitais.
Vários processos de DRM monitoram as atividades dos usuários e registram o que eles acessam às corporações que impõem o uso da tecnologia.
De acordo com o diretor executivo do Open Rights Group, Jim Killock, o DRM é um desastre para usuários legítimos de músicas, filmes e livros, já que ele prende as pessoas em dispositivos ou softwares específicos. Para ele, DRM significa perda de controle e dependência das fabricantes.
Para combater o DRM, a Fundação do Software Gratuito (FSF) lançou a campanha Defective by Design, que já lançou um vídeo em 2007 – Decade in DRM - que conta a história da evolução digital em termos de direitos e ressalta a questão das limitações de reprodução.
0 comentários:
Postar um comentário