27 de jan. de 2010

Com 75 milhões de contas, Twitter enfrenta queda na taxa de crescimento

Os usuários de Twitter já somam espantosos 75 milhões em todo o mundo, mas a taxa de adesão de novos usuários tem crescido em ritmo menor e muitos tuiteiros estão inativos, revela um estudo divulgado nesta terça-feira (26/1).

A taxa de crescimento teve seu pico em julho de 2009, com 7,8 milhões por mês. Mas agora ela baixou para 6,2 milhões por mês, aponta um estudo realizado pela RJMetrics, empresa que desenvolve software para análise de métricas online. Os dados dos últimos seis meses mostram que tem havido uma tendência de queda no número de adesões.

“Quando olhamos para o registro de novas contas, ninguém pode negar que o Twitter ainda cresce como um foguete. Isso é bom”, escreveu o CEO e fundador da RJMetrics, Robert J. Moore. “No entanto, quando olhamos esses números mais de perto, a taxa de adesão de novos usuários tem caído significativamente após o pico, e muitos dos novos usuários não fazem nada com suas contas. Isso é ruim. Além disso, a porcentagem de contas que enviam tweets tem caído de forma consistente nos últimos seis meses. Isso é pior ainda.”

Inativos
De fato, o estudo mostra que uma boa fração das contas do Twitter não está ativa, e o total de contas que enviaram no máximo um tweet atingiu uma alta recorde em dezembro de 2009.

De acordo com o relatório, apenas 17% de todas as contas do Twitter tiveram atividade em dezembro. O número reflete uma queda de 70% quando comparado ao começo de 2007, quando o Twitter era uma empresa inexperiente e com muito, muito menos usuários.

No entanto, Moore ressaltou que, por causa do “crescimento rápido de usuários do Twitter”, mesmo com apenas 17% deles tuitando no mês passado, há mais tuiteiros do que nunca.

De acordo com o relatório, o Twitter tem entre 10 milhões e 15 milhões de usuários ativos.

Queda drástica
O estudo de hoje reforça os números de um relatório divulgado na semana passada. A empresa de análise da web HubSpot notou, em seu próprio relatório, que o número de usuários que aderem ao Twitter por mês começou a cair de forma drástica em meados de setembro de 2009. Embora o Twitter tenha crescido rapidamente nos últimos dois anos, o HubSpot afirmou em seu último relatório, chamado “Estado da Twittersfera”, que a taxa de crescimento da empresa caiu para 3,5% em outubro, comparado com 13% apenas sete meses antes.

Esta lenta taxa de crescimento contrasta com os números de crescimento de usuários apresentados pelo microblog um ano atrás.

A comScore, uma empresa de análise web, relatou que o número de pessoas usando o Twitter em fevereiro de 2009 teve um salto dramático de 700% se comparado ao mesmo mês de 2008.

O Twitter também experimentou um aumento de 131% em visitantes americanos entre fevereiro e março de 2009, de acordo com outro relatório da comScore. O Twitter teve 9,3 milhões de visitantes em março de 2009 – um aumento impressionante de 5 milhões quando comparado ao mês anterior.

Pouca presença
De acordo com o relatório de hoje da RJMetrics, as pessoas que aderiram ao Twitter não estão criando muita presença por lá. O usuário médio do Twitter tem 27 seguidores, menos do que a média de 42 seguidores em agosto. Cerca de 25% dos usuários não tem sequer um seguidor – em agosto, essa fatia era de 20%. E 40% dos usuários tem entre um e cinco seguidores.

“Um terço da base de usuários do Twitter entrou no site nos últimos quatro meses, e nós sabemos que os usuários adquirem mais seguidores na proporção em que eles usam o sistema”, escreveu Moore em seu relatório. No entanto, ele adicionou que é “impossível” dizer agora se tantos usuários têm poucos seguidores porque são novos no site, ou se é porque eles simplesmente não se envolveram com o serviço.

E essa falta de envolvimento começa a aparecer nos números.

O estudo notou que cerca de 80% de todos os usuários do Twitter tuitaram menos de 10 vezes, uma porcentagem 5 pontos maior que a de cinco meses atrás.

No relatório, Moore adverte que, quando os novos usuários do Twitter se envolvem com o microblog já na primeira semana, eles apresentam uma probabilidade mais alta de manter esse envolvimento ao longo do tempo.

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