12 de nov. de 2009

Antonio Meucci... O VERDADEIRO INVENTOR DO TELEFONE!


Antonio Santi Giuseppe Meucci (Florença, 13 de abril de 1808 - Nova Iorque, 18 de outubro de 1889) foi um inventor italiano, conhecido como o criador do telefone. Estudou na Academia de Belas Artes da capital de Toscana, trabalhando posteriormente como empregado da Alfândega e depois como técnico de cenários do histórico Teatro della Pergola de Florença, onde conheceria sua futura esposa, Ester Mochi.


Estudou engenharia química e engenharia industrial. Foi preso entre 1833 e 1834 por participar no movimento de libertação italiano. Casou-se no dia 7 de agosto de 1834 com Ester.

Novamente acusado de conspiração por participar do Movimento de Unificação Italiana, Meucci ficou na prisão por mais três meses.


Em Outubro de 1835, ele e sua mulher deixaram Florença para sempre. Emigraram para o continente americano, parando primeiro em Cuba, onde Meucci aceitou um emprego no Gran Teatro de Tacon em Havana.


E, 1850, Meucci e a mulher foram para os Estados Unidos, instalando-se em Clifton, em Staten Island, onde o casal viveu pelo resto da vida.



Em 1856 Meucci construiu um telefone eletronagnético - que denominou telettrofono - para conectar seu escritório ao seu quarto, localizado no segundo andar da casa, pois sua esposa sofria de reumatismo.


Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção. Acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que, em 1876, patenteou a invenção como sua. Meucci o processou, mas acabou falecendo durante o julgamento e o caso foi encerrado. Assim, Graham Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone.


O trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002, quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução N°. 269, estabelecendo que o inventor do telefone fora, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.


Fonte


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores