30 de set. de 2009

Oito maneiras fáceis de turbinar seu PC

Você já parou pra pensar em quanto você poderia deixar seu computador mais rápido? Eis oito técnicas que fãs de computadores rápidos usam para tirar o máximo de desempenho de seus sistemas.

1. Faça overclock em seu computador e na sua placa de vídeo: ao fazer overclocking na sua CPU, você a configura para trabalhar numa velocidade maior do que a assegurada. Geralmente não há problemas, pois a CPU é projetada para ir além do ritmo especificado (os fabricantes de chips deixam uma margem de segurança).

Com vários PCs, é só aumentar a velocidade da bus front-side e/ou as configurações do multiplicador da CPU no programa de setup da sua máquina (que você acessa teclando F1 ou Del após ligar seu PC, mas antes que o Windows se inicie).

No entanto, tenha em mente que superaquecer um processador – ou qualquer outro chip – pode destruí-lo. Sempre faça a lição de casa antes de alterar seu sistema.

2. Aumente o ritmo de sua RAM: Diminua as configurações da CAS Latency – geralmente em 3 ou 2.5 – para 2. Isso faz sua memória ficar mais rápida, mas também pode travar sistemas que utilizam chips de memória de qualidade mais baixa.

A sigla CAS significa “Column adress strobe”. Visite o Wikipedia para saber mais sobre essa tecnologia (em inglês).

3. Pare com os economizadores de energia: Desative quaisquer configurações para poupar eletricidade no programa de setup do seu PC. Eles podem deixar tanto HDs, quanto a CPU e outros componentes mais lentos.

4. Isole seus arquivos de swap: Os arquivos swap de seu PC – ou memória virtual – colocam dados em seu HD quando a RAM do sistema fica cheia. Acontece que, infelizmente, acessar dados no disco rígido é muito mais devagar do que na RAM. Assim, um computador que acessa freqüentemente arquivos swap pode sofrer uma considerável queda de desempenho.

A melhor maneira de acelerar o acesso a esses arquivos é colocá-los em um segundo HD – de preferência um sem nenhum arquivo de programa ou de sistema operacional. Caso isso não seja possível, sugerimos armazená-los em uma partição isolada do drive para minimizar a fragmentação, que também dificulta o acesso à memória. Programas para fazer partição, como o PartitionMagic 8 da Symantec, tornam essa tarefa bem fácil.

5. Elimine o swap: Se seu PC tem pelo menos 1 GB de RAM, você pode acelerá-lo desativando a opção de swap nas configurações de sua memória virtual. Simplesmente marque a opção Sem arquivo de paginação na caixa de diálogo da memória virtual.

Para abrir essas configurações no Windows XP, clique com o botão direito em Meu Computador, vá em Propriedades, Avançado e clique no botão Configurações dentro do campo Desempenho. Vá na aba Avançado e selecione o botão Alterar.

6. Tenha drives duplos: Adicionar um segundo HD configurado como um RAID 0 pode aumentar as taxas de transferência. Várias placas-mãe – tanto medianas quanto as tops – suportam RAID 0. Se não for o caso da sua, você pode adicionar um cartão controlador PCI RAID, como um ATA RAID 1200A da Adaptec.

7. Cheque suas configurações AGP: Tenha certeza de que as configurações de velocidade de AGP no setup de seu computador batem com o máximo da sua placa de vídeo. (4x, 8x e assim por diante). Se sua máquina suporta AGP 4x e 8x, ative o AGP Fast Write, que permite que dados de vídeo não passem pelo sistema da memória RAM.

8. Abra a porteira: Utilize a configuração mais alta que puder para o Gate A20 Emulation na configuração da BIOS do PC para que ele deixe de trabalhar no lento circuito de teclado para o do chipset, que mais rápido.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores