6 de ago. de 2010

Mercado digital pode fortalecer micro e pequenas empresas

A venda de produtos e serviços ganhou definitivamente o mercado digital. Com o objetivo de fomentar negociações entre os vendedores da área tecnológica e os proprietários de micro e pequenas empresas, o Sebrae reservou um espaço específico para o segmento digital durante a Feira do Empreendedor 2010, que segue até amanhã (7), em Fortaleza (CE), no Centro de Convenções do Ceará.

“O mundo inteiro já está conectado. Precisamos estimular as pequenas empresas do Ceará a se ligarem ao mercado digital”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Jorge Parente Frota Junior. A Feira do Empreendedor foi dividida em quatro eixos principais. Além do mercado digital, há um espaço para expor negócios e produtos que podem surgir em função da Copa do Mundo de 2014 – Fortaleza é uma das cidades-sede do evento –, um terceiro que apresenta empresas que têm soluções de produtos e serviços ligados à área ambiental e um quarto que sugere oportunidades que podem surgir com os investimentos feitos por grandes empresas no Ceará.

A necessidade de informatizar o processo de vendas já chegou até mesmo ao artesanato. De olho nesse mercado, surgiu o Busca Aqui, empresa especializada em criar shoppings virtuais de diferentes segmentos. O projeto pioneiro Artesanato do Nordeste está sendo lançado durante a feira. Por R$ 4 mil, o artesão ou o grupo de artesãos podem instalar sua empresa no site www.artesanatodonordeste.com.br pelo período de sete anos. Para manutenção do site, publicidade e contratação da empresa que fará a intermediação financeira, o artesão paga uma quantia de R$ 348 por mês. Menos de dois dias após o lançamento, oito espaços já foram comercializados.

“Damos segurança ao consumidor de que o produto será entregue e ao artesão de que o pagamento será feito. Percebemos que a comodidade e a segurança de comprar pela internet já conquistaram os consumidores, e o artesanato tem uma demanda muito forte de outros estados e países”, afirma o consultor de Negócios do Busca Aqui, Pedro Pinheiro. A idéia é montar outros 13 shoppings virtuais com diferentes temáticas como o setor automotivo, o esportivo e o tecnológico.

A transação comercial da Artesanato do Nordeste será feita e assegurada pela Pagseguro, empresa criada em 2007 com o objetivo de fazer a intermediação de pagamento de milhares de sites de vendas virtuais em todo o país. O foco da companhia é a micro e pequena empresa. “São justamente as micro e pequenas empresas que não conseguem fazer o contrato direto com as operadoras de cartão de crédito e não têm estrutura para analisar possíveis fraudes. Com a parceria conosco, a empresa não precisa fazer contrato com o banco ou com a operadora de cartão de crédito. Nós assumimos o risco”, explica a analista de parcerias do grupo, Denise Vidoto.

Informatização começa a se tornar realidade no estado

Segundo o presidente da Associação Comercial do Ceará, João Porto Guimarães, as micro e pequenas empresas locais estão despertando para a necessidade de investir no mercado digital. “Há uma nova realidade entre o empresariado cearense. Existe uma demanda para investir em tecnologia da informação”, afirma.

De olho nesse nicho que começa a surgir, Antino Silva montou no início do ano a Netz, especializada em analisar o posicionamento das empresas em mídias sociais. Seu foco são os pequenos negócios. “As grandes empresas já fazem essa análise e as pequenas, em outros estados, como em São Paulo, também. Agora queremos mostrar para as pequenas empresas do Ceará que é possível encontrar o público delas em sites de relacionamento, ensinar como ouvir e como medir o que é dito sobre elas nessas redes”, afirma.

Com 10 anos de existência em Fortaleza e consolidada no mercado, a Iativa participa da Feira para captar negócios com empresários para a criação de sites e desenvolvimento de suas páginas na internet. Por ano, são mais de 120 sites criados para companhias de médio e grande porte. “A Feira do Empreendedor é uma boa oportunidade de mostrar para a micro empresa ter seu próprio site, desenvolvido com alta tecnologia”, afirma a representante da companhia no evento, Juliana Barreto.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores