
Não confundir com "Spam". Lixo eletrônico ou resíduo eletrônico, é todo tipo de resíduo resultante de equipamentos eletrônicos (televisores, computadores, celulares, geladeiras, etc).
Infelizmente no Brasil não temos uma legislação nacional que estabeleça regras para a reciclagem e tratamento desse tipo de resíduo. Já no estado de São Paulo. Em São Paulo, foi publicada em julho de 2009 uma lei que defini normas e procedimentos para reciclagem, gerenciamento e destino final do lixo tecnológico (Lei 13.576).
Resíduos eletrônicos descartados de forma incorrera (geralmente em lixões) são um risco muito sério ao meio ambiente. Em contato com o solo contaminam o lençol freático, se queimados poluem o ar, por possuírem em sua composição metais pesados como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo.
Em janeiro de 2003 entrou em vigor a diretiva 2002/95/CE da União Européia que regulamenta o tratamento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, obrigando os fabricantes a se responsabilizar por todos os eletrônicos produzidos. Essa diretiva restringe também o uso de determinadas substâncias perigosas em equipamentos elétro eletrônicos.
Dica: Visitem também portais que falam exclusivamente sobre o assunto. Abaixo deixei 2 links bem interessantes com bastante conteúdo. Bem interessante.
0 comentários:
Postar um comentário