Levantamento feito pela empresa especializada em marketing direto ZipCode aponta que 77% dos números cadastrados no Procon-SP por usuários que não querem receber chamadas de empresas de call center são de telefones fixos. O estudo foi feito a partir de dados do próprio órgão de defesa do consumidor, realizado em março no Estado de São Paulo. O objetivo era fazer um balanço da Lei do Telemarketing, que completou um ano no dia 1º de abril.
De acordo com o levantamento feito pela companhia, que abrange 80% dos telefones registrados no Procon-SP, 468 mil números fixos e móveis estão cadastrados para não receberem ligações de call centers, dos quais 361 são fixos e 107 mil, móveis. Isso pode indicar uma maior indisposição do usuário em ser contatado em sua residência, local onde muitas vezes passa momentos de descanso e conforto.
Do total de cadastrados, 69% são usuários pessoas físicas, 8% pessoas jurídicas e 23% são celulares registrados em ambos os casos. Segundo constatação da ZipCode, mais de 50% dos consumidores que aderiram à nova lei têm mais de 46 anos.
Após completar um ano em vigor, a Lei do Telemarketing fez com que o Procon-SP autuasse mais de 10 empresas. Os valores das multas variam de 212,82 reais a 3.192.300 reais, conforme a infração cometida pela empresa responsável pelas chamadas.
De maio de 2009 até janeiro deste ano, a fundação recebeu em torno de 2.069 reclamações.
0 comentários:
Postar um comentário