15 de out. de 2009

Internautas aderem ao Twitter e o Brasil é líder em participação

Como se diz popularmente no Brasil, o Twitter “pegou”. O serviço de microblogging teve um crescimento acelerado no país. Os últimos dados, de junho, feitos pela empresa especializada Ibope Nielsen Online, registram um aumento de 70% no número de usuários brasileiros da página em relação ao mês de maio.

Com esse aumento, o Brasil fica na liderança em participação na internet em números relativos. Cerca de 15% dos 34 milhões de internautas brasileiros já aderiram ao site, contra 11% dos americanos e 9%dos ingleses. Como EUA e Reino Unido têm uma maior população com acesso à internet, em números absolutos, o Brasil fica em quinto lugar no mundo.

Humor e famosos
O serviço oferecido pelo Twitter é simples. Após se cadastrar, o usuário digita em140 caracteres o que está fazendo no momento. A mensagem chega até todos os seguidores do perfil, que podem respondê-la. A leveza é um dos motivos que levaram o site a crescer, mas existem outros.

No Brasil, copiando o que já existe nos EUA, celebridades aderiram ao microblog, estreitando a relação com fãs. Ivete Sangalo (@ivetesangalo), Luciano Huck (@lucianohuck), Claudia Leitte (@ClaudiaLeitte) e William Bonner (@realwbonner), entre outros, postam o que estão fazendo no momento. E se a pessoa não existe ou já faleceu, não tem problema. Internautas de bom humor criaram perfis falsos que divertem os usuários com inteligentes sacadas e piadas.

Um ranking feito pelo site IDG Now apontou os perfis mais engraçados do país. A liderança ficou com @OCriador, que simula ninguém menos que Deus. Na lista também estão o humorista Mussum (@mussumalive), falecido em 1994, e um perfil falso do técnico da seleção da África do Sul de futebol Joel Santana (@joelnacopa), que brinca com o inglês macarrônico falado por ele nas entrevistas durante a Copa das Confederações, realizada em junho deste ano (leia um papo do CORREIO - @correiovida - com esses dois perfis).

‘Chupa'
Aliás, na final da competição vencida pelo Brasil é que se teve a primeira prova da força tupiniquim no Twitter. Milhares de brasileiros fizeram piada com a comemoração antecipada do ator americano Ashton Kutcher (os EUA, adversários do time canarinho, estavam ganhando a decisão por 2x0 e tomaram a virada). Após ser digitada em massa pelos brasileiros, a expressão “chupa”, dedicada ao astro de Hollywood, foi alçada à liderança dos Trending Topics, ranking dos termos mais comentados no site.

O poder dos usuários brasileiros foi reconhecido pelo Twitter, que anunciou uma versão em português da página (que só tem opções em inglês e japonês) para 2010. A prova de que a união digital também faz a força.

Fonte


0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do Blog

Seguidores